terça-feira, dezembro 22

"Há Um Ano"





Eu acordei cedo naquele dia, vesti a roupa que havia escolhido depois de tantas ponderações no dia anterior. Não lembro se tomei café, mas minha mãe deve ter me obrigado a colocar alguma coisa no estômago inquieto. Recebi abraços de boa sorte, estava pulando de um lado para o outro, nervosa, ansiosa, empolgada. Apavorada.

Andei com a minha mãe até o ponto de ônibus enquanto o sol ainda se espreguiçava, nem aparecia totalmente. E lá estava eu - cidade nova, pessoas novas, e, que deus me protegesse, uma linha de ônibus que eu nunca tinha visto antes e que, com sorte, me levaria a faculdade.

Era meu primeiro dia. A universidade parecia gigantesca, perfeita para que eu me perdesse, e todos tinham aquele ar de gente muito importante, muito ocupada, muito inteligente. Quer dizer, eles deveriam ser isso tudo, não? Eles estavam no ensino superior! Ah, ops... Agora, eu também estava. Ainda assim, era para eu me sentir tão... pequena? E desnorteada?

Isso foi há um ano atrás - e parece mais que uma vida. Eu não conhecia ninguém, não acreditava realmente na minha capacidade de morar sozinha, tinha certeza absoluta de que ia me perder centenas de vezes na minha nova cidade grande - e era orgulhosa demais para pedir ajuda. Queria desesperadamente provar para mim mesma que podia fazer aquilo, que podia ser a pessoa que queria. Estava tão, tão animada, e tão completamente mortificada ao mesmo tempo!

Hoje? É até engraçado. A idéia de não ir à faculdade é ridícula. Sabe, é um milhão de vezes melhor do que a escola. E as pessoas? Aquelas criaturas estranhas, independentes, bem-resolvidas? Acontece que, a partir do primeiro "oi" sem graça, elas se tornam iguais a você - e, como você, elas não sabem exatamente como agir no início. E, um pouco mais tarde, elas se tornam suas amigas, e, alguns meses depois, é impossível imaginar a vida sem elas! Não é uma maluquice total e completa que agora eu me importe tanto com pessoas que nem sequer conhecia onze meses atrás?

E que eu conheça as ruas ao meu redor, e tenha pontos de referência - certo, não muitos. Eu amadureci, mas continuo um ser perdido, incapaz de guardar mapas na cabeça - e restaurantes preferidos, e lugares para ir? Que eu saiba pagar contas, e cozinhar e ir ao supermercado, e limpar o apartamento, e ficar sozinha depois de ver séries policiais ou trailers de filmes de terror sem morrer de medo? Não é a coisa mais incrível do mundo que eu tenha uma rotina, uma vida inteira que não imaginava há um ano?

E que, aliás, pedir informações não seja algo tão vergonhoso como eu supunha?

Bem, pode não parecer muito para vocês. Para mim? É a maior vitória, o maior orgulho da minha vida. Mesmo que falte um longo caminho - com pequenas coisas, sem importância, tipo, hã, arrumar um emprego? Só detalhes dispensáveis, haha - eu aprendi a me virar por conta própria. Por conta própria com uma ligação diária para casa, porque continua sendo indispensável ouvir a minha mãe de vez em quando. But, anyway.

Eu mudei. Não doeu nadinha! Sem querer soar repetitiva, mas não é incrível?

Enfim, esse é provavelmente o último post do blog, esse ano. Então, queria que ficasse devidamente registrado que ele foi maravilhoso - e só um  pouquinho difícil, no começo (entretanto, se não fosse, qual seria a graça?). Obrigada a todas às pessoas novas e às pessoas antigas, que continuaram comigo. E aos meus quatro ou cinco leitores, é óbvio, já que sem vocês eu estaria simplesmente desabafando para o nada e, afinal, é bom ser ouvida.

Bom Natal, feliz Ano Novo, e que 2010 seja ao menos tão bom - mas, de preferência, que seja muito melhor - que 2009, para todos vocês.

Marcela L.

6 comentários:

  1. Aaaah mulekii!! adooroeii uu poost! ^^ hehe

    Euu tava beem assim tb no primeiro dia da facul! I ainda quando cheguei, levei minha amiga ate u bloco dela..i fui a ultimaaa a entrar na sala...interrompendo a Professora Monica na apresentaçao dela! haha Uhuul! \o

    Maais eh...anoo dificinhu...passo bem rapidao...mais foi inesquecivel! : ] hehe

    Iii vc Marcellinha...eh uma dessas pessoinhas ki entro nu coraçao...i nao vai saih mais vio! : ] huhuh

    ahh muleki!!

    Feliiz Natal...ii otimoo anoo novo tb! : ))

    ki venhaa 2010! haha

    bejooooo

    *.*

    ResponderExcluir
  2. Oi Mar, vi em vc uma enorme mudança nesse seu primeiro ano fora de casa.Fico orgulhoso por toda essa sua evoluçao. Realmente a Marcela versão 2009 está muito melhor. Beijos

    Felipe

    ResponderExcluir
  3. Que legal que estou fazendo parte desse post. Fiquei muito feliz. Esse ano, realmente, foi muito bom. Conheci pessoas que quero levar para a vida toda... E você é uma delas, Mar! :D

    Feliz Natal e um ótimo ano pra você e toda a sua família!

    Beijos,
    Fran

    ResponderExcluir
  4. Ah, é tudo isso aí em cima. Sério mesmo. E eu sou um dos 4 ou 5 leitores.

    Beijos e Feliz 2010.

    ResponderExcluir
  5. adorei o post lolitaaaa

    sem duvidas vc vai ser uma jornalista/escritora mravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. Mar =)
    Adorei o post!

    Fico mto feliz em saber que faço parte da sua vida agora =)
    E coisas q antes pareciam impossivéis se tornarem parte da nossa rotina é mto real haha
    sinto isso tbm haha

    Feliz 2010 pra vc! E que nesse novo ano a gente continue amigas e parceiras pra oq der e vier \o uhuulll! haha

    Bejoks

    ResponderExcluir