domingo, março 22

"A Teoria do Egoísmo"


Eu tenho uma teoria. Chama-se "A Teoria do Egoísmo". E ela é muito simples: as pessoas no mundo deviam ser mais egoístas.

Sim, isso vai contra todos os princípios de ajude o próximo, faça o bem sem ver a quem, e todos os outros mantras que são repetidos para nós desde bebês. Acontece que isso não funciona. O planeta possivelmente seria um lugar melhor se cada um cuidasse da sua vida e dos seus entes queridos. E ponto final.

Por exemplo, os programas que ajudam famílias necessitadas: Bolsa Família, Cesta Básica, e uma longa lista de etcs. O que um desempregado ganha com tudo isso é mais do que um salário mínimo poderia comprar. E é claro que isso mostra um problema gravíssimo no país, mas o ponto é que se parassem de ajudar tanto, grande parte dessa gente arrumaria um emprego e daria um jeito na vida. Não todos. Eu tenho total consciência de que a vida não é assim tão fácil de se consertar. Mas uma grande parte.

E guerras - toda essa história de morrer pelo seu país, a honra de lutar pela sua pátria... Se os homens pensassem apenas na sua segurança, no bem estar da sua família, e se recusassem a lutar, quem guerrearia? Eu duvido que o presidente de uma nação fosse sair no tapa com outro líder por causa de petróleo ou um pedaço de terra. Até por quê, de que adiantaria?

Isso sem falar na culpa. A culpa é uma das mais fortes causas de estresse da atualidade. No momento em que cada um se preocupasse apenas com o que é bom para si e para quem ama, a culpa diminuiria drasticamente. Você poderia tirar o melhor da vida, sem se preocupar demais.

A lista de benefícios do egoísmo continua, e eu tenho certeza que ela é criticada muito mais do que apoiada. Mas, sinceramente, por enquanto essa me parece a melhor forma de viver - a mais agradável, a mais saudável. A mais honesta, já que cada um teria apenas o que fez por merecer. Para viver pela teoria do egoísmo de maneira justa, infelizmente, a população teria que atingir um nível de honestidade ainda muito distante. Então, acho que vamos continuar nos preocupando com quem simplesmente não quer se preocupar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário